domingo, 28 de outubro de 2012

Entre Risos e Lágrimas

Um lindo sábado de céu azul, com muito sol e calor, emoldurou um Engenhão de gramado muito verde, para a rodada dupla alvinegra. Pra começar, o primeiro jogo do projeto "Túlio a 1000" onde o eterno artilheiro busca seus últimos 7 gols da carreira, auxiliado por uma equipe sub-23 do Botafogo. Depois, em rodada do Brasileirão, o time principal medindo forças com o lanterna do campeonado, o Atlético-GO. Tudo isso, com ingressos variando de R$10 a R$30.
Mesmo com esse cenário favorável, o público foi tímido, principalmente para o amistoso. Seria efeito das infindáveis obras no entorno do estádio que complica muito o acesso dos torcedores? Ou a falta de entusiasmo da torcida por mais uma temporada infrutífera? Sendo uma coisa ou outra, Túlio Maravilha entrou em campo cercado de crianças, correu para um lado, para o outro e, certamente, se decepcionou ao olhar para um estádio quase vazio. Foi até a beira do setor Oeste, chutou algumas bolas para os poucos presentes e foi para o jogo.
No time que acompanhou o artilheiro, foram relacionados alguns nomes que já compuseram a equipe de cima em outras ocasiões - Alex Lopes e Felipe Lima -, além do jovem atacante uruguaio Tellechea. Os mais conhecidos, soube depois, enfrentavam, também hoje, o Fluminense pela Taça OPG. Logo, Túlio foi acompanhado por um time sub-23 reserva. O desentrosamento e a pouca qualidade ficaram evidentes desde os primeiros minutos e o adversário, o Boavista, em início de preparação para o Carioca 2013, também sofria com os mesmos problemas. Mesmo assim, dominou e teve as melhores oportunidades de marcar.
O dono da festa, muito isolado, sem ritmo e limitado pelos seus 43 anos, só achou uma oportunidade clara de marcar no fim do jogo, mas esbarrou no goleiro Luiz Guilherme, cria do Botafogo que está emprestado ao time de Bacaxá. O jogo terminou 1 a 0 para o Boavista e não alterou o contador mágico do artilheiro.
Acho que o Túlio merecia um público mais expressivo e um time melhorzinho pra se apresentar. Olha aí uma oportunidade de começar a dar ritmo pro Jóbson. Cadê ele, Diretoria??
Com um público um pouco maior, que foi chegando ao longo do amistoso, o jogo principal prometia ser um programa melhor. Com o time em evolução, após a entrada de Antônio Carlos na defesa e Bruno Mendes no comando do ataque, e diante do lanterninha, a expectativa era de ver muitos gols para compensar a frustração da preliminar.
E o Botafogo fez o que tinha que fazer. Jogou bem do início ao fim, com um time equilibrado, obtendo maior posse de bola e construindo as jogadas que levariam aos 4 gols que resultaram em mais uma vitória nessa reta final. Seedorf abriu o placar, mas ainda no primeiro tempo, após cobrar um escanteio, sentiu uma lesão na parte posterior da coxa direita. O holandês deixou o campo chorando... Por que? Por ser um jogador experiente, preocupou a reação, pois dá a entender que pode se tratar de algo mais grave e que poderia deixá-lo fora dos próximos jogos.
Ainda no primeiro tempo, Dória ampliou marcando seu primeiro gol entre os profissionais. No segundo tempo, veio a goleada: Gabriel também fez o seu primeiro gol e Bruno Mendes - sempre ele! - deixou a sua marca completando a goleada. O resultado manteve o Glorioso a 8 pontos do sonhado, e cada vez mais distante, G4 e o colocou uma posição acima na tabela, superando o Vasco.
Destaques para Seedorf (enquanto esteve em campo), Lucas, Dória e, principalmente, Lodeiro. Quem conseguiu destoar foi Elkeson (substituto de Seedorf) que, com suas tentativas de firulas e jogadas de efeito, conseguiu irritar a torcida, apesar da goleada.
Huuummmm! Acho que descobri o motivo do choro do holandês...

9 comentários:

  1. Como eu queria estar no Engenhão...
    Seedorf aos poucos vai mudando ou fazendo o Botafogo voltar a ser o que era antes desta descaracterização profunda...

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, bom dia. Peço permissão ao Daniel para não falar diretamente de futebol e nem do jogo.
    O meu comentário de hoje vai para um homem chamado Seedorf. O meu comentário de hoje vai para um homem-atleta que está tentando implantar, no futebol brasileiro, a honestidade. A entrevista que ele concedeu ao Esporte Espetacular no domingo é alguma coisa que todos devem meditar. A profundeza de suas palavras devem ser difundidas em todos os setores da sociedade, não só no futebol. A sua entrevista, as suas plavras foram um tapa com luvas de pelica em qusae todos os atletas e, em especial na imprensa, que trata de esconder, propositalmente os "erros" de arbitragens. O nosso Botafogo não tem ganhado títulos importantes desde 1995 mas, plagiando as palavras de grande Darcy Ribeiro, eu detestaria ter os títulos que, neste perídos, alguns clubes tiveram. É melhor ser um perdedor mas empre ser honesto do que um "pseudo-vencedor", com títulos ganhos as custas da falta de caráter e honestidade. O título deste ano, se ganho pelo "flu", será um dos mais sujos dos últimos anos. Temos poucos títulos, mas todos ganhos honestamente sem ajuda e interferência de ninguém. Perdemos muitos títulos e a maioria estão em outras sedes, manchadas por mãos sujas que os levaram até lá. A mensagem que o Seedorf deu no domingo é algo muito profundo e de muita reflexão. Enquanto a honestidade e o caráter não estiverem presenes no esporte, principalmente no futebol, o país continuará achando que o importante é ganhar e levar vantagem. Tenho muito orgulho de ser Botafoguense e ainda mais agora com este cidadão-atleta. Devemos dar todo apoio a este cara.
    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, amigos!

    No jogo, o Botafogo fez o que se esperava dele. Ganhou com sobras do fraco Atl-GO. O jogo serviu no entanto, para podermos tirar mais algumas conclusões sobre o elenco.
    Antônio Carlos deu muito mais consistência à zaga. Acho até que o jovem Dória pode evoluir muito mais com ele do que com o estabanado e exótico Fábio Ferreira.
    Acho que Renato ainda tem grande importância para o time. Não sei se para ser titular em todas as partidas, mas ele consegue dar um padrão interessante ao time. Acho que pode ser muito útil ao elenco.
    Lodeiro tem que ser titular. É jovem, tem garra, disposição e pode formar uma bela dupla com o Bruno Mendes.
    Esse então foi uma grata surpresa. O garoto é bom, tem faro de gol e cacoete de atacante. Ahhh se tivéssemos esse menino desde a saída do Loco... Não precisaríamos aturar o Elkeson, que mais uma vez mostrou que não tem condições nem de estar no banco. Pena que não o vendemos quando apareceu uma proposta...

    SAN!

    ResponderExcluir
  4. Faltou falar do Seedorf.
    Esse é um caso à parte. A diretoria do Botafogo se for sábia, vai aproveitá-lo muito além das quatro linhas. Ele é diferenciado. Tem cultura, é inteligente, tem carisma e é um cara de negócios. Acho que pode dar muito ao Botafogo, mesmo depois que parar de jogar. Basta sabermos aproveitar.

    SAN!

    ResponderExcluir
  5. Acabo de ler que a diretoria do BFR está reunindo um grupo de empresários para tentar adquirir mais de 50% dos direitos econômicos de Bruno Mendes.
    O garoto fez 5 gols nos quatro últimos jogos. Lembremos que ele chegou a entrar também nos minutos derradeiros do segundo tempo no jogo em que fomos derrotados pelo Bahia por 2 x 0. Osvaldo o colocou muito tarde. Se ele tivesse pelo menos 20 minutos naquela partida, provavelmente teria deixado sua marca e talvez até conseguíssemos pelo menos um empate. Ainda bem que no jogo contra o Grêmio ele saiu do banco de reservas um pouco mais cedo e conseguimos o empate nos minutos finais. Ele ganhou moral para deixar o Osvaldo sem condições de deixá-lo no banco de reservas. Dali pra cá a história teve seu curso totalmente alterado. Bom seria se um Eike Batista bilionário, botafoguense de verdade, se dispusesse a investir no futebol para ajudar o Botafogo e comprasse 100% dos direitos econômicos do jovem para mantê-lo vestindo o manto alvinegro da estrela solitária.
    Uma boa solução também (para o futuro) seria instituirmos uma associação de torcedores sem fins lucrativos, apenas para gerar recursos e adquirir direitos econômicos de jovens promessas. Poderia ser a ANTB – Associação Nacional de Torcedores do Botafogo de Futebol e Regatas.
    Assim como existe associações de funcionários de empresas estatais que se propõem a defender a empresa dos que a querem descaracterizar, além dos interesses dos empregados (como a ANABB – Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil), a ANTB defenderia os interesses dos torcedores e investiria no mercado de futebol para beneficiar o Botafogo. Fica a sugestão.
    SAN

    ResponderExcluir
  6. É uma boa iniciativa tentar contratá-lo, sim. Quando ele estava lá pelo Guarani querendo ser negociado, parace que o Botafogo andou sondando, mas achou caro para uma promessa de 18 anos. Agora, que virou realidade, vai ter que pagar muita mais caro pros investidores que detém os direitos sobre o seu passe. Mas quem é que prevê o futuro?

    ResponderExcluir
  7. Sobre essa questão da Associação, apesar de boa idéia, não daria certo por um simples motivo: há dezenas de empresários COM FINS LUCRATIVOS fazendo isso hoje em dia. Não dá pra competir...

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, bom dia. Sobre a proposta do amigo Marco Antônio eu concordo com o Daniel. A idéia do amigo é muito legal, mas temos muitos leões nesta área e se tentarmos fazer isso seremos engolidos e massacrados. SE estivéssemos em um país sério e honesto poderíamos, sim, fazer este fundo e com uma administração honesta e séria, rapidamente teríamos um grande retorno par o nosso Botafogo e, certamente, teríamos os melhores jogadores do Brasil, pelo menos, em nosso time, pois não estaríamos querendo e precisando de lucro com objetivos escusos. É uma pena que nem possamos pensar em implentar uma boa idéia desta.
    Temos um feriado prolongado. Algumas famílas se entristecem com a chegada do dia de finados, mas é um dia de pensarmos e refletirmos sobre os vivos e sobre a família.
    No domingo teremos um importante jogo. Se ganharmos continuareos com um fio de esperança. Uma derrota nos tirará qualquer chance de Libertadores. Tenho receio que o jogo contra o Palmeiras seja arranjado para o Palmeiras para que ele não caia para a série B. Não sei se os amigos concordam com isso. Gostaria de ouvir a opinião de todos. Acho que o O.Oliveira deveria levar o Seedorf para este jogo e deixá-lo no banco, não como reserva. Deveria estar sem uniforme e deixá-lo entrar em campo para dar moral ao time, como ele sempre faz quando joga.
    De qualquer jeito vamos torcer e apoiar o nosso time. Temos um bom elenco e com alguns poucos jogadores deixando General Severiano e com a contratação de mais uns três ou quatro e de um técnico de verdade, estaremos entre os melhores times do brasil. Espero que não deixemos os garotos da base de fora ou que sejam vendidos. O B.Mendes tem que ficar.
    Vamos torcer para o Botafogo, sempre.
    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS

    ResponderExcluir
  9. Comentei isto em outro site: Esta manobra de levar o jogo para o tribunal parece mais malandragem para aguardar o que vem por ai. Se os resultados ajudarem, arrumam outro jogo se a coisa desandar, deixa pra lá. Nao esqueçam que o presidente da CBF é um caça medalha ligado a FPF. Que se cuide o BFR próximo a jogar contra o Palmeiras aqui em SP. Esta vitoria vai ter de acontecer de qualquer jeito. E quem melhor que o BFR para isto? Esperemos...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sempre com respeito. Este espaço é seu! Faça bom uso para que seja agradável à todos que nos visitam.