domingo, 11 de novembro de 2012

Leveza

Faltando agora apenas 3 rodadas, o campeão já está definido: o Fluminense fez uma campanha irretocável, uma pontuação muito acima da média e conquistou com méritos o Brasileirão 2012. Com 3 vagas para a Libertadores 2013 definidas - Flu, Grêmio e Galo -, as emoções finais desse campeonato ficam por conta de outras duas situações.
Na parte de baixo da tabela, a guerra para fugir do rebaixamento. Atlético-GO e Figueirense aguardam pela definição dos outros dois clubes que formarão o grupo que segue em direção à Série B. Palmeiras e Sport tentam trocar de posição com Bahia e Portuguesa para evitar o descenso. Matematicamente, Náutico e Coritiba ainda correm risco.
Na outra ponta, a disputa pela última vaga, que ainda envolve as finais da Copa Sulamericana, tem chances remotas de sair das mãos do São Paulo, que briga nas duas frentes. Com apenas 9 pontos em disputa, a vantagem de 5 pontos para o quinto colocado, praticamente assegura a vaga, mas como diz o ditado, "o jogo só acaba quando o juiz apita".
E o quinto colocado é o nosso Botafogo, que jogou ontem no Engenhão contra a Portuguesa e venceu por 3 a 0. Num jogo com todos os ingredientes para uma goleada acachapante - jogador a mais, gol mal anulado, pênalti perdido, pênaltis não marcados e chances incríveis desperdiçadas -, o Botafogo se impôs do início ao fim e teve uma vitória relativamente tranquila. O time dá a impressão de ter encontrado o equilíbrio entre os setores e jogou com uma leveza que há tempos eu não via. Até o Fellype Gabriel, quando substituído, não apresentava aquele semblante de esgotamento físico habitual. 
Infelizmente, apesar das chances matemáticas, não creio que haja rodadas necessárias para uma reviravolta. As rodadas que o Botafogo tinha para se aproximar, foram as duas últimas, quando o São Paulo teve pela frente Fluminense e Grêmio, mas perdemos a oportunidade naquele gol de Barcos no minuto final da partida contra o Palmeiras. Coisas de Botafogo... Agora, a sequência do time paulista é, teoricamente, mais fácil que a do alvinegro.
2013 é logo ali e o time está formado. Algumas dispensas e contratações pontuais, são suficientes para participar, em bom nível, dos campeonatos com chances reais de conquistas. Nào espero menos que isso.

4 comentários:

  1. Amigos.
    Mais uma vez vamos nos aproximando do fim do ano com aquele gosto de que poderíamos ter feito algo melhor.
    O campeonato brasileiro não perdoa falhas. Credito nossa ausência na libertadores a três resultados no decorrer do campeonato. A derrota para o Cruzeiro no Engenhão, quando vencíamos por dois a zero e permitimos a virada em 6 minutos e os jogos contra o Palmeiras, quando perdemos o jogo do turno em casa e sofremos o empate no returno, com um gol aos 45. Seriam oito ponto que fariam toda a diferença.
    Mas não vou aqui ficar lamentando. O "SE" não ganha jogo e acho que temos motivos para estarmos felizes.
    Apesar de alguns erros de percurso, nosso time fez uma boa campanha e vai acabar o campeonato em uma posição digna.
    Acredito que, com alguns ajustes pontuais, poderemos fazer um time com condições de dar aquele salto de qualidade que nos falta para alcaçar os títulos que desejamos e a sonhada participação na Libertadores.
    Estou otimista com o Botafogo para 2013.
    Credito parte desse desempenho à contratação do Seedorf. É inegável a participação dele na construção dessa nova mentalidade.
    Para termos uma ideia, vou relatar uma conversa que tive essa semana com um primo meu (flamenguista daqueles mais chatos que existem).
    "O Botafogo está jogando um futebel muito bonito. Gosto de ver os jogos, principalmente com o Seedorf em campo. Sou muito fã dele e chego até a me pegar torcendo pelo Fogão.
    Descontado os exageros.. rsrs, é inegável que o astro holandês deu muita visibilidade ao Glorioso.
    Que venha 2013!!

    SAN!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, J... Chegou aquele momento que todos nós começamos a contabilizar os vacilos e concluir que, MAIS UMA VEZ, dava pra chegar.
    O desafio agora é manter o elenco, resistindo ao assédio, e reforçá-lo pontualmente. Acho ainda (por favor, não me "apedrejem") que a continuidade do Oswaldo pode ser benéfica. Apesar do jeitão pomposo e dos erros que cometeu, ele tem méritos e parece saber avaliar os erros, mesmo não admitindo para o grande público.

    ResponderExcluir
  3. J.Santhiago, concordo 100% em tudo que você escreveu. O campeonato brasileiro não admite vacilos e nestes 3 jogos que você mencionou, os vacilos foram cruciais para deixarmos estes pontos para trás. Acrescento, ao que você disse, o jogo do returno contra o Flu em que fomos, nitidamente, prejudicados e mais o jogo contra o Corintias, que ficou empate por um gol, totalmente ilegal do Corintians. Somando os oito pontos que você mencionou e mais três do jogo contra o flu e mais dois do jogo contra o Corintians. Teríamos: 8 + 3 + 2= 13pontos. Onde estaríamos? Segundo lugar no campeonato, à frente de Grêmio e Atlético Mineiro e a Seis pontos do Flu (73-e do jogo contra o Botafogo). Sabemos que o "se" não ganha jogo, mas os juízes ganham.
    Daniel, talvez o O.Oliveira possa até ser útil. O que não aceitei nele, neste ano, foi a indicação de um jogador medíocre para atuar no Botafogo. Ganhar ou perder faz parte, mas nós temos um elenco melhor que o Grêmio, Atlético-MG. Acho que só perdemos para o Flu, talvez para o inter e S.Paulo. com um elenco que temos, poderíamos estar lutando por títulos. Vamos ver no ano que vem.
    Espero que a diretoria não desmanche o elenco todo. precisamos de contratações pontuais, muito poucas. Devemos dispnesar, un cinco ou seis jogadores no máximo e teremos um ótimo time. Espero que os juízes e a "Grobo" não interfiram nos campeoantos, tantos regionais, quanto nacionais. Só para que os amigos não achem que seria uma implicância minha com as arbitragens ou com a "Grobo), entrem no Globo. com e clique em notícia de cada time do Rio (Botafogo, Vasco, Flu e Fla) e vocês verão que quando entramos na parte do Botafogo, a primeira notícia que vem é sobre o "fra". Nos outros, as notícias são sempre sobre o time que estamos clicando. Isso não é a primeira vez. A mágoa que aqueles pseudo-jornalistas, sem ética, da "grobo", tem do nosso Botafogo é muito grande. Acho que eles deveriam, nmo mínimo, respeitar a instituição e a torcida.
    J. O Seedorf é realmente um jogador defirente e não somente no futebol, também em seu caráter e ética. Um senhor jogador.
    De qualquer jeito, com O.Oliveira ou sem ele, vamos torcer pelo nosso Botafogo, sempre.
    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS

    ResponderExcluir
  4. Aquele contra o Cruzeiro foi terrivel, ridicula mesmo.
    O empate com o Palmeiras na conta do O2, totalmente.
    Bem, ai chega o pessimista. Todos falam em boa base, manter e reforçar e eu digo: Estão procurando comprador para os laterais. Caio nao fica. Loco volta sem saber se fica. Ainda nao definimos se o técnico fica e ou se o gerente sai.
    Terminamos como começamos. Saimos do nada ou quase nada e chegamos a nenhum lugar.
    Sinceramente é o Botafogo...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sempre com respeito. Este espaço é seu! Faça bom uso para que seja agradável à todos que nos visitam.