domingo, 18 de novembro de 2012

Ponto final

Pronto! 2012 acabou de fato. Por mais que não se acreditasse mais na quarta vaga da Libertadores, a grande verdade é que enquanto há chance matemática, lá estamos nós torcendo. E o Nordeste, mais uma vez, não foi o ambiente propício para o Botafogo e seus objetivos.
Com 2 a 0 no placar, o Sport se colocou em boas condições para tentar manter-se na elite e enterrou de vez qualquer esperança alvinegra de sonhar com a vaga que, agora, é do São Paulo.
Aliás, desde que começou essa caça ao São Paulo, eu tenho uma "teoria pessimista" que eu sempre comento em tom de brincadeira entre amigos, mas deixei pra comentar aqui quando as coisas já tivessem definidas. É o seguinte:
"Não tem como o Botafogo jogar a Libertadores 2013... Além de estar em grande desvantagem, o São Paulo joga em duas frentes. Funciona assim: o São Paulo não vai deixar o Botafogo se aproximar. Se o Botafogo tirar a diferença no Brasileirão, o São Paulo será campeão da Sulamericana "roubando" a vaga do Brasileirão. E se não for campeão e a vaga for do Botafogo, o mundo realmente acaba em 21/12/2012 como os Maias previram..." 
Faltando ainda duas rodadas para o fim, o Brasileirão já está quase totalmente definido. O G4 completo e três clubes definitivamemnte rebaixados, resta definir quem será o último infeliz: Sport, Portuguesa e Bahia são os candidatos. Ou seja, será um "reme-reme" danado pros outros 17 clubes.
Sendo assim, a nossa última torcida do ano fica para a garotada do Sub-20 que disputa a final da Taça OPG na próxima semana contra o Flamengo no Caio Martins. No primeiro jogo, na Gávea, vantagem para o Fogão: 2 a 1, gols de Sassá.
As primeiras definições para 2013 podem já ser anunciadas. Dispensas, renovações, reforços, planejamento fazem parte de um cardápio recheado de notícias para esse fim de ano, início do outro. Bem, isso se em 21/12...

11 comentários:

  1. Bom dia Daniel. Infelizmente o nosso Botafogo ainda não tem aquela pegada de time de chegada. Perdemos jogos fáceis e importantes por falta de atitude. Elenco: Temos um de primeira. Não podemos reclamar, neste ano, da falta de jogadores. Além de boas contratações, a base tem nos dado grandes presentes: Jadson, Gabriel, Dória e Cidinho, dentre outros. Faltou, para mim, técnico. Não adiante o cara ser bom de papo ou educado (eu preferia o João Saldanha, com todo o jeito dele). Acho que devemos começar trocando a comissão técnica. Devemos buscar um técnico novo e competente. Não adianta trazer medalhões, pois eles não serão a solução.
    Espero que a diretoria, que faz um bom trabalho em minha humilde opinião e esta sendo responsável pelo reerguimento de nosso Botafogo, saiba fazer as dispensas, que não precisam ser muitas e saiba trazer alguns poucos jogadores. O importante é a mentalidade, dentro do clube mudar. Temos que ter atitude e saber se impor contra todos os adversários.
    Gostaria de ouvir a opinião dos amigos quanto a futuros nomes para a comissão técnica e até para novos jogadores.
    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comissão técnica é perda de tempo debatermos aqui... já está definido. Quanto a jogadores, acho que o Botafogo deveria pensar seriamente em trazer o Barcos. De preferência, num troca-troca. Temos boas moedas de troca como Elkeson, Renato, Loco Abreu e Caio, e alguns contra-pesos como o Rafael Marques e Lennon. O Palmeiras vai precisar montar um elenco pra 2013 e, apesar do descenso, tem uma Libertadores pra oferecer. É pena o Felipão não estar mais a frente do Palmeiras, pois tinha simpatia por Loco Abreu e Elkeson, o que poderia favorecer uma negociação.

      Excluir
  2. Amigo Sérgio.
    O futuro nome do treinador do Botafogo já foi definido: é Oswaldo Oliveira. Isso é fato.
    Ontem, mais uma vez saiu no Globo que o vice de futebol já disse que as negociações estão bem encaminhada e só falta os acertos finais.
    Não acho uma boa notícia, mas também não acho que estamos tão mal sevidos de técnico assim. Eu, particularmente, prefiro alguém mais vibrante e participativo. De qualquer forma, acho que o Oswaldo teve seus méritos e acredito que ele va mudar um pouco seu estilo em 2013. Vamos ver.
    Em relação a contratações, acho que precisamos de um zagueiro , um lateral e mais um atacante (que não o R. Marques).
    É isso ai, vamos ver o que vai acontecer.
    Agora, para encerrarmos o ano bem, só com uma vitória sobre os fedorentos, de preferencia de goleada. Aí meu Natal seria muito bom!!!

    SAN!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma não, J... Duas vitórias sobre eles: na final da OPG (Sub-20) e na última rodada do Brasileirão.

      Excluir
  3. Que 2013 passe rápido pois o Botafogo vai repetir tudo o que foi feito em 2012.
    Sem comando técnico mas gastando uma grana por isto.
    Sem poder de decisão mas pagando uma nota por isto.
    Sem planejamento mas pagando uma nota por isto.
    E ainda dizem que o investimento do Botafogo é menor que os outros.
    Deve ser verdade mas na relação investimento x retorno nos devemos ser um dos mais altos.
    Pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lago, acho que em 2013 o Botafogo tem todos os ingredientes em mãos para fazer uma ótima temporada. Um elenco de bom nível desde o início, uma base promissora, estrutura, além do "fator Seedorf" e, até mesmo, a continuidade do técnico. Desde que, é claro, tenha a humildade reconhecer e aprender com os erros cometidos em 2012. Afinal, inteligência não lhe falta.

      Excluir
  4. Pessoal, bom dia. Realmente não dá para entender a renovação de um contrato com este técnico. Em qualquer clube sério o contrato dele não seria renovado. O que ele fez este ano para merecer uma renovação? Perdemos o campeonato carioca para o Flu. Estamos em sexto lugar no brasileirão e poderemos cair ainda mais. Se estivéssemos em segundo, terceiro ou até mesmo em quarto lugar no Brasileirão, aí sim poderíamos pensar em renovar o contrato deste treinador. Como disse o amigo J.Santhiago, precisamos de um técnico mais vibrante e que puxe pelos brios e aplicação dos jogadores. O time está burocrático e os jogadores não estão dando aquele algo mais que podem. J. acho que precisamos sim de mais um zagueiro, mais um lateral e também mais um atacante. Acho que precisamaos de mais um meia para disputar vaga com o andrezinho. Como bem disse o Daniel, acho que o Barcos seria um bom reforço. Temos jogadores para propor esta troca.
    Lago, realmente, às vezes, ficamos sme esperança, mas não podemos desacreditar. Ainda acho que a direção faz um trabalho razoável e de recuperação. Parece que ainda existem pessoas, lá dentro que são mal intencionadas.
    Uma notícia que não está me cheirando bem: Cancelaram o contrato do B.Mendes com o Botafogo. Isso está me cheirando a armação e a falcatrua. Alguém vai ganhar muito dinheiro ou então outro clube entrou na jogada para pegar o jogador.
    Vamos torcer, sempre, para o Botafogo.
    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS

    ResponderExcluir
  5. Realmente, o desfecho desse negócio do Bruno Mendes não está lá muito coerente. Alguma coisa não fecha... Se o Guarani levou 7 milhões na transação e não depositou o valor da penhora (cerca de 500 mil, segundo o noticiário), por que devolveria agora os 7 milhões em vez de quitar o valor da penhora?
    Não vou ficar surpreso se alguém chegar agora com um valor maior pra comprá-lo diretamente do Guarani. Não está cheirando bem...

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente considero o Bruno Mendes fora do Botafogo. Acho que será muito difícil ele voltar o ano que vem para cumprir o contrato até dez/2013, como era o combinado.
    O garoto se destacou, teve muita visibilidade e deve ter crescido o olho de muita gente.
    Uma pena...

    SAN!!

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, bom dia. Parece que os valores estão mudando. Toda a imprensa comemorar uma derrota do Brasil para a Argentina e ainda, por cima,. exaltarem a atuação de alguns jogadores do flu, com a manchete: Casal 20 do "fru" arrebenta na seleção acho que é demais para a minha inteligência. Nunca vi comemorar derrota e ainda por cima em um jogo medíocre, contra um time medíocre, onde perdemos o jogo. Realmente para mim, torcedor de várias seleções, recheadas de Botafoguenses é demais. Não custa lembrar que o nosso Botafogo, sozinho, com a camisa da seleção, ganhou esta mesma copa, em cima da Argentina, com goleada, com direito a olé. lembro que o time da Argentina, à época era o titular e não um misto de jogadores medíocres, como o de hoje.
    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS

    ResponderExcluir
  8. Presidente,
    Esse jogo realmente não dá nem pra levar em consideração. Nem parecia a disputa de uma taça, de tão festivo que foi...
    Fico imaginando a "brochada" que deu o Jefferson ao saber que, mesmo tendo que provar por mais de 2 anos pro Mano o que não precisa mais provar pra ninguém, não seria o titular no confronto. Só por isso, já não dava pra levar muito a sério a partida.
    O evento serviu mesmo para homenagear o campeão brasileiro e criar na cabeça da imprensa esportiva a entidade "SeleFlu". Afinal, colocar 5 jogadores tricolores na partida e selecionar todos eles pras cobranças de pênalti foi tão sutil quanto um elefante dançando balé.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sempre com respeito. Este espaço é seu! Faça bom uso para que seja agradável à todos que nos visitam.